DIA DAS MÃES – VOCÊ SABE COMO SURGIU ESTE DIA?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Filament.io 0 Flares ×

DIA DAS MÃES – VOCÊ SABE COMO SURGIU ESTE DIA?

O Dia Das Mães também dito como “dia da mãe” homenageia a maternidade e é claro a mãe.

Em Portugal e comemorado no primeiro domingo do mês de maio.

Em alguns países assim como no Brasil e comemorado no segundo domingo do mesmo mês, em maio.

 

Origem do Dia Das Mães.

Diz a mitologia grega que havia uma uma comemoração a uma deusa que segundo a historia era mãe dos deuses grego.

As primeiras sugestões em prol da criação de uma data para a celebração das mães foi dada pela ativista Ann Maria Reeves Jarvis, que fundou em 1858 nos Estados Unidos os Mothers Days Works Clubs com o objetivo de diminuir a mortalidade de crianças em famílias de trabalhadores.

Jarvis organizou em 1865 o Mother’s Friendship Days (dias de amizade para as mães) para melhorar as condições dos feridos na Guerra de Secessão que assolou os Estados Unidos no período. Em 1870 a escritora Julia Ward Howe publicou o manifesto Mother’s Day Proclamation, pedindo paz e desarmamento depois da Guerra de Secessão.

E reconhecida como idealizadora do Dia Das Mães na sua forma atual é a filha de Ann Maria Reeves Jarvis que em 12 de maio de 1907, dois anos após a morte de sua mãe, criou um memorial à sua mãe e iniciou uma campanha para que o Dia Das Mães fosse um feriado reconhecido.

Ela obteve sucesso ao torná-lo reconhecido nos Estados Unidos em 8 de maio de 1914, foi aprovado pelo Congresso dos Estados Unidos, instalando o segundo domingo do mês de maio como Mother’s Day (Dia Das Mães).

Assim, o Dia Das Mães foi celebrado pela primeira vez em 9 de maio de 1914.

Dia Das Mães em Portugal.

O Dia Das Mães é comemorado pelos portugueses no primeiro domingo de Maio, embora durante muitos anos tivesse sido comemorado no dia 8 de Dezembro.

Dia das Mães no Brasil.

Os brasileiros deram inicio a esta comemoração pelo fato das feministas da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino ter pedido a implantação desta data. Em 1932, o então presidente Getúlio Vargas,oficializou a data no segundo domingo do mês de maio.

Observação.

Uma data que não poderia faltar, pois esta personagem tão preciosa em nossa vida não poderia de forma nenhuma ficar sem uma data comemorativa, apesar que devemos honra-la sempre, dia apos dia.

 

Querido leitor independente do dia se você ainda tem sua mãe, dê um abraço forte nela HOJE!!!

DIA DAS MÃES

Que Deus abençoe todas as mamães.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Filament.io 0 Flares ×

João Olimpio. Especialista em marketing de relacionamento responsável (MRR). Trabalho e ajudo pessoas a trabalhar em casa pela internet. E sou pregador da palavra de Deus. Servo do Deus vivo!!! Seja bem vindo!!!

Deixe uma resposta

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Filament.io 0 Flares ×