Taijutsu A arte da sobrevivência

1 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 1 LinkedIn 0 Filament.io 1 Flares ×

Taijutsu A arte da sobrevivência Taijutsu A arte da sobrevivência.

 Inochi no Ken Ryu Taijutsu

                      命の拳流体術

“Taijutsu” (em japonês: 体術) é uma arte de combate e defesa pessoal de origem japonesa. Foi utilizada pelos antigos guerreiros samurai, que necessitavam defenderem-se armados ou não. Embora seja uma arte que desenvolva essencialmente a capacidade de defesa sem armas, também engloba o uso das mesmas.

Na língua japonesa, “tai” (体) significa “corpo”; e “jutsu” (術) significa “arte” ou “técnica”. “Taijutsu”, portanto, significa “arte ou técnica corporal”. Existem muitos estilos de Taijutsu pelo Japão e pelo mundo afora. Na verdade, Taijutsu é um termo genérico que pode ser utilizado, na língua japonesa, para se referir a qualquer arte de combate corporal. Devido às diferenças de abordagem dos diversos estilos, tornou-se um nome que designa um método específico e é atualmente mais utilizado dessa forma. Embora cada escola possua suas características próprias, a essência é exatamente a mesma: técnicas utilizadas com o corpo para a defesa.

No passado, no Japão, cada arte marcial carregava consigo o nome da escola que a criou. Existem muitas dessas escolas tradicionais e muito antigas ainda hoje – dentro e fora do Japão. Nosso estilo (ou escola) não é totalmente tradicional, mas bem influenciada pelas tradições guerreiras daquele país. Assim, nosso estilo tem “nome e sobrenome”, de modo parecido com as artes marciais mais tradicionais. Nosso estilo chama-se Inochi no Ken Ryu Taijutsu (命の拳流体術). “Inochi no Ken” significa “Punho Vital” ou “Punho da Vida”; “Ryu” significa “escola” ou “estilo”; e “Taijutsu”, “arte ou técnica corporal”. Inochi no Ken Ryu, portanto, pode ser interpretado como “o estilo do punho vital”, uma vez que o objetivo das técnicas é a defesa, o cultivo e a proteção da vida em sentido amplo.

É importante destacar que o que praticamos não é um esporte, mas uma arte de defesa pessoal e bem-estar físico e mental. Não sendo uma arte esportiva, não se deixa limitar por regras de competição. Toda técnica concebível pode ser utilizada, inclusive as proibidas em competições. Porém, é obvio que, em treinamento, é necessária a adoção de medidas de segurança que tornem possível um treinamento próximo da realidade, evitando assim lesões entre os parceiros. Uma dessas medidas é o uso de equipamento de proteção individual, como capacetes e caneleiras.

O Inochi no Ken Ryu Taijutsu é um método em parte tradicional e em parte modernizado no sentido de ser inclusivo. Ou seja: embora utilizando uma base técnica e cultural antiga, procura não se deixar limitar por ideias preconcebidas. Em nosso treinamento diário no Caminho Marcial, somos inspirados pela tradição, mas sem permitir que a tradição se torne um obstáculo à eficiência prática do que fazemos. O princípio da adaptação é uma constante em nossa prática, de modo que as técnicas sejam adaptáveis, simples de se utilizar e que capacitem uma pessoa mais fraca se defender de uma mais forte. Para este fim, é necessário abrir mão de ideias estáticas e de regras impostas pelas competições. É preciso também que se possua ao menos uma noção do uso de armas e sua aplicação prática em combate – pelo menos as mais simples, como facas e bastões. Para sobrevivermos a situações em que nossas vidas estão em risco, precisamos abrir mão da mentalidade “olímpica”. Respeitamos sinceramente quem se dedica às artes esportivas. Mas o uso de técnicas baseadas em regras esportivas pode, por causa de seu caráter limitante, custar a vida de uma pessoa. Nos eventos competitivos, existem regras, médicos, tempo predeterminado para início e fim, além de o combate ser sempre de um contra um. Na vida real, precisamos nos defender sem aviso prévio, sem regras e sem juízes para fiscalizar “o que pode e o que não pode” – além de corrermos o risco de ter de enfrentar mais de um agressor. Não existe “luta limpa” na vida real.

Dessa forma, embora compartilhemos de uma linguagem comum, cada praticante vai descobrindo gradualmente a sua própria maneira de utilizar as técnicas e princípios. O improviso e a descoberta de variações originais da mesma técnica não só enriquece o estudo como também prepara o praticante para o inesperado, tornando sua mente e seus movimentos versáteis e flexíveis, capazes de se adaptar às situações no instante em que elas se manifestam.

A Associação Mugenkai de Artes Marciais foi fundada por Evandro Antonucci sensei com o objetivo de ensinar e divulgar nosso estilo de Taijutsu. É uma entidade cultural, sem fins lucrativos e independente. É uma associação oficialmente reconhecida pelo governo do nosso país, de modo que podemos realizar eventos, entregar certificados, entre outras atividades possíveis. A Associação Mugenkai funciona sob o CNPJ 11.497.905/0001-35.

 

無限会

Associação Mugenkai de Artes Marciais

Porque a Arte da Luta é a Arte da Vida.

Rua Coronel José Mesquita, 2169 – Centro (no 2º andar do Clube dos Bancários)

Visconde do Rio Branco, MG

Informações: (32) 9112-4786  (Evandro sensei)

inochinoken@gmail.com

                                                                                   Twitter: @Tatsushirou

 

Recomedamos para você:

1 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 1 LinkedIn 0 Filament.io 1 Flares ×

João Olimpio. Especialista em marketing de relacionamento responsável (MRR). Trabalho e ajudo pessoas a trabalhar em casa pela internet. E sou pregador da palavra de Deus. Servo do Deus vivo!!! Seja bem vindo!!!

Deixe uma resposta

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.
1 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 1 LinkedIn 0 Filament.io 1 Flares ×